M. Bento, Luanda-Angola
secretariado@aapsi.og.ao
+244 947 999 856
Início > ActividadesNotícias > Ponto de intercambio de Internet.
Num mundo em constante transformações, onde a tecnologia é a chave para o desenvolvimento, o acesso a Internet é um recurso muito importante. No entanto o alto custo da largura de banda internacional para a Internet, assim como a saturação dos recursos internacionais de cada ISP (Internet Service Provider), dificulta a comunicação entre os ISP locais, a qualidade na utilização dos serviços Internet a nível nacional e consequentemente limita o crescimento desta indústria em países como o nosso, em desenvolvimento.
Um dos mecanismos, efectivos, para minimizar este fosso é fazer com que os conteúdos nacionais fiquem dentro dos respectivos países; através da implementação de um ponto neutro para a troca de tráfego IP nacional entre os diferentes ISP locais, conhecido pelo nome de Internet Exchange Point (IXP) ou Ponto de Intercâmbio de Internet.
UPGRADE: Foi feito um upgrade (actualização) a esta infraestrutura em 09/04/2015.
Em Angola por iniciativa dos Provedores de Internet (ISP) foi criado no ano 2006 o projecto de Interconeção doméstica "Angola-IXP", interligando as redes dos provedores de serviço Internet com o objectivo de manter o tráfego local dentro das fronteiras nacionais, isto é, localmente.
A criação do Angola-IXP permite que todos os ISP angolanos tenham a possibilidade de trocarem tráfego entre si sem que o mesmo seja transmitido via redes internacionais, fazendo assim uma utilização mais eficiente dos recursos internacionais de cada ISP.
A Associação Angolana dos Provedores de Serviços de Internet (AAPSI), conta com (13) ISP licenciados pela INACOM, usufruindo os benefícios do Angola-IXP nomeadamente:
- ACS
- Angola Telecom
- ACS
- CMC
- NetONe
- Movicel
- MSTelcom
- Multitel
- MVcomsat
- Mundo Startel
- SNet
- TVCabo
- Unitel
Não havendo uma topologia "ideal" para um IXP, a Angola-IXP adoptou uma plataforma de nível 2 (Físico e de Ligação) com um Router Reflector.
O gráfico a seguir descreve a solução técnica adoptada pelo Angola-IXP.
Em Africa estão activos cerca de 17 Internet Exchange Point; entre os quais :
- Angola Internet Exchange (ANG-IXP)
- Botswana Internet Exchange (BINX)
- Egypt Cairo Internet Exchange (CR-IX) e Middle East Internet Exchange (MEIX)
- Ghana Internet Exchange (GIX)
- Kenya Internet Exchange (KIXP)
- Mozambique Internet Exchange (MOZ-IX), Maputo
- Nigeria Internet Exchange Point of Nigeria (IXPN) e Ibadan Internet Exchange (IBIX).
- South Africa: Cape Town Internet Exchange (CINX) e Johannesburg Internet Exchange (JINX), Johannesburg.
- Tanzania Internet eXchange (TIX)
- Uganda Internet Exchange Point (UiXP), Kampala
- Zimbabwe Internet Exchange (ZINX)
Os ISP e as empresas provedoras de conteúdos via Internet que pretendam conectar-se ao IXP, e que reúnam as pré-condições são encorajadas a ler as regras e políticas descritas na Norma de Funcionamento Angola-IXP e posteriormente contactar ao Angola-IXP.
Esta Norma descreve os objectivos do Angola-IXP, os requisitos para se juntar ao IXP e se tornar um membro do Angola-IXP, os serviços que o Angola-IXP fornece aos seus membros e os compromissos dos membros com o Angola-IXP
Estas normas são parte integrante do Acordo de Ligação que terá de ser assinado pelos novos Membros na altura da adesão. O documento poderá ser obtidos no AQUI.
---
Eng. Silvio Almada
Presidente de Direcção da AAPSI
E-mail: silvio.almada@aapsi.og.ao
---
Luanda, 17 de Novembro de 2010.