M. Bento, Luanda-Angola
secretariado@aapsi.og.ao
+244 947 999 856
Início > ActividadesNotícias > Cabo Verde anuncia Fundo e Tarifa Social de Acesso à Internet.
Ulisses Correia e Silva, instituiu, sexta-feira passada (17.12), a digitalização do país, com objectivo de tornar a internet acessível aos que têm menor capacidade para pagar. Para isso, anunciou a criação de um fundo e de uma tarifa social de acesso à internet para os mais pobres.
O Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que, no primeiro trimestre do próximo ano, teremos a operacionalização do Fundo de Acesso Universal à Internet e a criação da tarifa social de acesso à internet com o objectivo tornar a internet acessível aos que têm menor capacidade para pagar.
No arranque do debate sobre a "Transformação Digital e Economia Digital em Cabo Verde", no parlamento, o chefe do Governo intervinha em dizer, que o grande objectivo é tornar o país numa sociedade digital, mas considerou que isso implica "assumir por completo a internet como um bem essencial". Ainda afirmou que essa transformação digital deverá permitir de forma significativa a qualidade dos serviços públicos fornecidos aos cidadãos e às empresas.
Ulisses Correia e Silva, notou que há um conjunto de serviços públicos suportados pelas tecnologias, entender que, apesar dos avanços no mundo das tecnologias, apenas 7% dos serviços públicos são prestados online, sendo 73% serviços presenciais e com muitos papéis, na sua visão afirmou que precisamos inverter substancialmente este quadro, porque o País precisa avançar mais na digitalização para melhorar o ambiente de negócios, prometendo para o próximo ano melhorias no regime de abertura de empresas com a Janela Única, que vai permitir a integração e a interoperabilidade de serviços.
Ainda neste sector, Ulisses Correia e Silva traçou como outro objectivo tornar Cabo Verde num "Centro digital de referência" na região, através dos cabos submarinos de fibra óptica que ligam as margens do Atlântico e a sub-região africana. Ainda explicou, "A adesão à EllaLink, um investimento de 25 milhões de dólares da Cabo Verde Telecom (CVT), vai nesse sentido. Ajudará no desenvolvimento da competitividade digital do país com impacto na rápida evolução do crescimento da Internet e dados 5G".
FONTE: Deutsche Welle (DW)