M. Bento, Luanda-Angola
secretariado@aapsi.og.ao
+244 947 999 856
A APDC acaba de realizar uma parceria com a AAI - Associação Angolana de Internet. O objetivo é a colaboração entre ambas as associações, com vista à promoção do desenvolvimento das Tecnologias de informação e Comunicação, tanto em Portugal como em Angola.
APDCO protocolo de colaboração entre as duas associações foi formalizado a 10 de Maio, entre o Presidente da APDC, Pedro Norton, e o Presidente de Direcção da AAI, Sílvio Almada. Concordando que o intercâmbio de informação, a participação recíproca em iniciativas e a divulgação entre os respetivos associados trará evidente valor acrescentado às duas entidades, ambas se comprometem a colaborar em várias áreas.
Assim, o protocolo prevê a colaboração na realização de conferências, seminários e congressos. E a disponibilização, mediante condições a acordar caso a caso, dos seus produtos e serviços aos Associados e a proporcionar um tratamento adequado e personalizado. E a divulgar, junto dos respetivos associados, tanto a existência do protocolo como na divulgação de informações sobre iniciativas e eventos. Cada uma das associações nomeou um representante, prevendo-se a realização de reuniões periódicas para articulação das ações desenvolver.
A AAI - Associação Angolana de Internet (www.aai.og.ao) que reúne os operadores de comunicações do mercado angolano, tem como missão ser um fórum onde os seus membros partilham informações e práticas sólidas para o desenvolvimento da Internet em Angola. E tem como principais objetivos, entre outros: a promoção do desenvolvimento e alojamento de conteúdos; a implementação de convénios com universidades públicas e privadas a nível nacional e internacional; a promoção de fóruns temáticos de Internet; a elaboração do código de conduta; a promoção de encontros técnicos entre os provedores de serviços de Internet; incentivar a migração do protocolo IPv4 para protocolo IPv6; e contribuir com ações concretas para a redução da infoexclusão na sociedade angolana.
A APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (www.apdc.pt) é uma associação de utilidade pública sem fins lucrativos que se perfila como a plataforma das TIC e New Media em Portugal. Desde a sua criação, em 1984, tem vindo a desenvolver um trabalho relevante para o sector, sempre em rede com todos os players, num trabalho em conjunto, em parceria e cooperação. Assumindo-se como agenda setter desta indústria e com uma defesa clara dos interesses do sector como um todo e gerando inteligência coletiva à escala nacional e global, criando ideias, promovendo debates, produzindo conhecimento e divulgando-o. A APDC está centrada no debate e reflexão de temas inovadores e decisivos da indústria que representa, permitindo a identificação de novos modelos e oportunidades de negócio. E interage não apenas como o sector, mas de uma forma transversal, com todos os players de relevo da Sociedade Civil, outras Associações, Governo e União Europeia.
O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), no âmbito e nos termos da lei n° 15/03, realizou um encontro de trabalho com a Associação Angolana de Internet.
Durante o encontro, abordaram-se questões relacionadas com os problemas dos consumidores no que concerne à utilização dos serviços de Internet. Na ocasião foi entregue o código de conduta da referida Associação, que visa orientar o INADEC na resolução de conflitos nos serviços prestados por provedores de internet. O encontro, dirigido pela directora geral do INADEC Dra. Elsa Bárber, teve a participação dos quadros do referido Instituto, bem como dos senhores, Engº Sílvio Almada, presidente da Associação e Engº Leonel Augusto, secretário de direcção da Associação Angolana de Internet.